Lagos,Visitar Lagos,Turismo Lagos,Meia Praia,Descobrimentos
Lagos é uma encantadora cidade algarvia que manteve as suas características tradicionais, ao mesmo tempo que se transformou num cosmopolita destino de férias que acolhe centenas de visitantes por ano.

Historicamente, o fascínio de Lagos esteve desde sempre associado à sua posição geográfica, no lado oposto à costa africana. O estuário de Bensafrim tem atraído colonizadores e invasores estrangeiros, tendo-se tornado um ponto fulcral para as viagens das descobertas na época de ouro dos Descobrimentos portugueses. O Infante D. Henrique trouxe a fama a esta região, fundando a sua escola de navegação na vizinha Sagres, tendo residido em Lagos e construído aí as suas famosas caravelas. Lagos desde logo se tornou um centro de actividade marítima, à medida que exploradores como Gil Eanes, o primeiro a dobrar o Cabo Bojador em 1434, partiu da cidade em busca de novas terras e fortuna. As caravelas que regressavam repletas de riqueza e escravos transformaram Lagos num entreposto comercial com África, o que aumentou a riqueza e prosperidade desta zona.

Hoje, o atractivo de Lagos reside na abundância e beleza das suas praias. Os visitantes podem escolher entre longas extensões de dunas de areia, como a Meia Praia, ou por praias mais pequenas e abrigadas, como a Praia da Boneca ou a Praia Dona Ana. Ambas as opções são apelativas: a dimensão da Meia Praia torna-a um local de eleição para a prática de desportos aquáticos, enquanto as falésias das praias mais pequenas oferecem grutas, piscinas escavadas nas rochas e encantadores lugares abrigados que fazem as delícias das famílias. A costa também é especialmente atractiva e pode ser explorada por mar, num dos passeios panorâmicos de barcos que partem regularmente da marina. Também é um local favorito para a prática de mergulho.

A cidade em si deve ser explorada a pé. Apesar da destruição causada pelo sismo de 1755, muitas das casas do centro histórico mantêm a tradicional pedra trabalhada, as pitorescas varandas de ferro forjado e os pátios interiores. Lojas, bares e restaurantes alinham as ruas calcetadas, tornando-as num local agradável para um passeio e para provar a gastronomia local. O carapau alimado, a feijoada de búzios, a caldeirada de lingueirão e as lulas são algumas das especialidades. A zona também tem uma animada vida nocturna.

A marina de Lagos oferece um ambiente mais contemporâneo. Ladeada por lojas, cafés e restaurantes, é um local excelente para tomar uma bebida e relaxar.

Os amantes do golfe podem optar entre os dois campos das redondezas, já que ambos oferecem vistas magníficas. O Palmarés Golf está situado a leste de Lagos, nas colinas sobranceiras à Meia Praia, e o Boavista Golf Resort está situado a oeste, na costa que conduz à Praia da Luz.

Downloads